Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista retorna ao Rio de Janeiro em 2024

Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista retorna ao Rio de Janeiro em 2024
Crédito: CBC/Divulgação

No período de 20 a 24 de março de 2024, o velódromo Olímpico do Rio de Janeiro será palco do evento mais importante da temporada internacional do Paraciclismo de Pista. Com a expectativa de receber 260 atletas de 40 países, totalizando 500 participantes entre atletas, dirigentes e equipe técnica, além de um público estimado em mais de 2500 pessoas, o evento promete movimentar a economia local e promover a inclusão social dentro e fora das pistas.

Esta será a segunda vez que o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista é realizado no Brasil. A primeira edição ocorreu em 2018 e foi um grande sucesso, sendo elogiada por praticamente todos os participantes e utilizada como referência pela União Ciclística Internacional (UCI). Agora, em 2024, a competição retorna para escrever mais uma página da história do paraciclismo brasileiro no cenário internacional.

Na edição de 2018, recordes foram quebrados e 192 atletas de 28 países estiveram presentes no Rio de Janeiro. O paraciclismo brasileiro também ficou marcado por ser a primeira modalidade a sediar um campeonato mundial no legado Olímpico dos Jogos Rio 2016. Agora, com o objetivo de superar o sucesso alcançado em 2018, o Mundial retorna com expectativas ainda maiores.

“É uma grande responsabilidade realizar pela segunda vez o Campeonato Mundial no Brasil em um momento tão importante. Estamos muito otimistas e comprometidos em oferecer uma experiência inesquecível para todos os participantes e espectadores”, comentou Edilson Rocha, coordenador do paraciclismo na CBC.

Esse evento esportivo não apenas reúne os melhores atletas do mundo, mas também promove a quebra de barreiras e estigmas em relação às pessoas com deficiência. Além disso, contribui significativamente para o desenvolvimento do paraciclismo como modalidade esportiva social e inclusiva.

Com a realização do Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista no Brasil, o país reafirma seu compromisso com o esporte adaptado e sua capacidade de sediar eventos internacionais de grande porte. A expectativa é que a competição deixe um legado positivo não apenas para o paraciclismo, mas também para toda a comunidade esportiva e a sociedade como um todo.

José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC, destacou a confiança depositada pela federação internacional (UCI) no trabalho da atual gestão da CBC.

“Receber eventos de grande relevância no cenário mundial, como o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista, demonstra o reconhecimento do nosso compromisso com o esporte e a credibilidade na nossa capacidade organizacional. Essa confiança da UCI em nosso trabalho nos enche de orgulho e responsabilidade. Estamos preparados para mais uma vez fazer deste evento um marco na história da modalidade”, afirmou o presidente da CBC.

O Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista 2024 é organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sob a supervisão da União Ciclística Internacional (UCI). Além disso, conta com o apoio do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ).