China lidera quadro de medalhas ao fim do primeiro dia do Mundial de Paraciclismo de Pista

Foto: Marco Antonio Teixeira/CBC

Oito categorias já conhecem seus novos campeões; agenda incluiu ainda cerimônia de abertura e início da Omnium e fase classificatória da Scratch

Foi dada a largada, nesta quarta-feira (20), para o Mundial de Paraciclismo de Pista 2024, no Velódromo do Rio. O evento mais importante do calendário da modalidade é também a última grande chance de pontuar e garantir vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ao fim do primeiro dia de competição, oito categorias já conhecem seus novos campeões do mundo.

Durante a manhã, além das qualificatórias, ocorreu também a Cerimônia de Abertura do evento. A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder; do Secretário Nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Augusto Lima de Araújo; do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado de Oliveira; do presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luiz Vasconcellos e do vice-presidente da União Ciclística Internacional (UCI) e presidente da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI), José Manuel Pelaez.

Aos 23 anos, o francês Alexandre Léauté confirmou o favoritismo e conquistou o ouro da perseguição individual da Classe C2 masculina pelo terceiro ano consecutivo. Ele também é o atual campeão paralímpico desta disputa e, em Tóquio, conquistou ainda uma prata e dois bronzes. Campeão de três das quatro provas individuais da categoria no ano passado, incluindo contrarrelógio e a Omnium, ele compartilhou sua receita para o sucesso.

“O mais importante é o prazer que tenho de estar na pista, de andar de bicicleta com a minha equipe e de competir. A paixão pelo esporte é o que me move e é isso que espero desses próximos dias no Rio: aproveitar meu tempo na pista. Não tenho ainda certeza se me qualificarei para os Jogos de Paris, mas sei que o título mundial me ajuda bastante nessa tentativa, em junho, veremos”, disse. A prata da disputa ficou com o belga Ewoud Vromant e, o bronze, com o japonês Shota Kawamoto.

Entre as mulheres, a chinesa Xiaomei Wang é a nova campeã de contrarrelógio da Classe C3. Ela superou a canadense Mel Pemble e a holandesa Aniek Van der Aarssen para levar para casa sua primeira medalha de ouro em Mundiais. No ano passado, em Glasgow, ela conquistou a prata na categoria. O roteiro pode até ser um presságio para Paris: em Tóquio, ela levou a prata na perseguição individual. Agora, pode ter uma nova chance de subir ao lugar mais alto do pódio.

“Estou muito feliz por conquistar minha primeira medalha de ouro. Eu tinha três pratas e dois bronzes no paraciclismo, essa é a minha primeira vez no topo do pódio e isso é muito emocionante. Gostaria de agradecer à minha equipe e à organização. Será uma honra se eu tiver a oportunidade de ir aos Jogos Paralímpicos de Paris e farei o meu melhor para conquistar essa vaga”, disse.

Confira os medalhistas e o quadro de medalhas ao fim do primeiro dia:

Disputas do dia 1 (20/03):

Classe 4 masculina – 200m Flying Start (Omnium)

Top 3: Jody Cundy (GBR), Korey Boddington (AUS) e Bryan Larsen (USA)

Brasileiros: Elielson Rodrigues (18º) e André Grizante (19º)

 
Tandem misto – Tandem Velocidade por Equipes (750 m)

Medalhistas: Itália (Chiara Colombo e Elena Bissolati/Stefano Meroni e Francesco Ceci), Grã-Bretanha (Lora Fachie e Corrine Hall/Neil Fachie e Matthew Rotherham) e

Estados Unidos (Hannah Chadwick e Skyler Espinoza/Michael Stephens e Joe Christiansen)

Brasil: oitavo lugar (Márcia Fanhani Gonçalves Ribeiro e Maria Tereza Muller/Bruno Bonfim dos Anjos e José Eriberto Medeiros Rodrigues Filho)

Classe 5 feminina – contrarrelógio (500 m)

Medalhistas: Caroline Groot (NED), Marie Patouillet (FRA) e Nicole Murray (NZL)

Brasileiras: Fabiana Ventura de Assis (9º) e Telma Aparecida Alves Bueno (13º)

 
Classe 4 feminina – contrarrelógio (500 m)

Medalhistas: Kadeena Cox (GBR), Anna Grace Taylor (NZL) e Xiaouhi Li (CHN)

 
Classe 3 feminina – contrarrelógio (500 m)

Medalhistas: Xiaomei Wang (CHN), Mel Pemble (CAN) e Aniek Van der Aarssen (NED)

Brasileiras: Amanda Antunes de Paiva (8º)

 
Classe 2 feminina – Perseguição individual (3 km)

Medalhistas: Daphne Schrager (GBR), Flurina Rigling (SUI) e Dan Florez Munevar (COL)

Brasileiras: Sabrina Custódia da Silva (5º) e Victoria Maria de Camargo e Barbosa (7º)

 
Classe 1 feminina – Perseguição individual (3 km)

Medalhistas: Wangwei Qian (CHN) e Katie Toft (GBR)

 
Classe 1 masculina – Perseguição individual (3 km)

Medalhistas: Zhangyu Li (CHN), Weicong Liang (CHN) e Keith Aron (USA)

 
Classe 2 masculina – Perseguição individual (3 km)

Medalhistas: Alexandre Leaute (FRA), Ewoud Vromant (BEL) e Shota Kawamoto (JPN)

Brasileiros: Victor Luise de Oliveira Herling (10º)

 
Quadro de Medalhas:

China – 5 medalhas (3 ouros -1 prata -1 bronze);

Great Britain – 4 medalhas (2 ouros – 2 pratas);

França – 2 medalhas (1 ouro – 1 prata).

O Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista 2024 é organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e TBA Sports Management sob a supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), com patrocínio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Shimano e Governo Federal, através do Ministério do Esporte. Além disso, conta com o apoio da Santini, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ).

Mundial de Paraciclismo de Pista
Onde: Velódromo do Parque Olímpico da Barra
Quando: De 20 a 24 de março
Horários de Competições: Sessão manhã – 09h e Sessão tarde – 15h
Entrada: Gratuita
Site oficial: 2024uciparatrack.com